Pasta térmica para autoclave odontológica: entenda seu uso!

No ramo odontológico, a procura por procedimentos dentários estão mais altas. Além de um bom especialista, a precisão é extremamente necessária e garantirá o conforto, adaptação e durabilidade do paciente. Nesse caso, os materiais utilizados, como a autoclave, precisam ser ótima qualidade, para atingir os resultados esperados, e um deles é a pasta térmica. Embora muito conhecida no meio eletrônico, ela também está presente dentro das máquinas. Confira mais com a Premier Comercial sobre o uso de pasta térmica para autoclave odontológica!
Autoclave e pasta térmica: o que são e para quê servem?
Uma autoclave é um equipamento de esterilização que utiliza vapor de água em alta temperatura e pressão para eliminar completamente microrganismos como bactérias, fungos e vírus. Apesar de muito utilizada na odontologia, as autoclaves também são indispensáveis no ramo da estética, tatuagens e laboratórios no geral.
A pasta térmica é uma substância viscosa, feita para melhorar a condução de calor entre duas superfícies em contato. Geralmente é composta por silicone e partículas metálicas ou cerâmicas, o que permite boa condutividade térmica, permitindo que o calor se dissipe de maneira mais uniforme.
Por que usar pasta térmica para autoclave odontológica?
Em laboratórios odontológicos, diversos equipamentos, sendo o principal deles a autoclave, funcionam sob temperaturas elevadas, a fim esterilizar todos os equipamentos que serão utilizados para fazer as peças das próteses e demais. A pasta térmica tem o papel de otimizar a troca de calor entre componentes, garantindo que o equipamento opere de forma estável, segura e com precisão de temperatura.
Isso evita o superaquecimento e garante um tempo de vida útil maior para as máquinas.
Quais os benefícios da aplicação?
O uso correto de uma pasta térmica de qualidade ajuda diretamente no resultado dos procedimentos, protocolos e restaurações cerâmicas. A sinterização bem controlada, por exemplo, evita alterações nas próteses como a cor, micro trincas e retrações erradas. Além disso:
- possibilita maior precisão na temperatura dos fornos;
- reduz falhas no sistema eletrônico;
- proporciona menor desgastes nos equipamentos;
- permite produtividade continua da equipe.
Aplicação e manutenção
Para evitar dores de cabeça, o ideal na aplicação é colocar uma camada fina e uniforme em uma superfície lisa, isso fará com que não acumule produto e impeça o principal intuito de condução de calor do material.
Para a manutenção, utilize álcool isopropílico (isopropanol) ou o produto indicado pela empresa. Sinais de desgaste como ressecamento costumam aparecer de 6 a 12 meses, por isso, observe esporadicamente.
Conte com a Premier Comercial para pasta térmica de qualidade!
A Premier Comercial atua no ramo de produtos químicos como álcool isopropílico (isopropanol), percloreto de ferro em pó e líquido e também pasta térmica.
Contamos com uma vasta linha de qualidade a pronta entrega e com preços competitivos!
Querendo investir em pasta térmica para autoclave odontológica? Conte com a gente. Entre em contato com a nossa equipe!








Entre em Contato