Shows pirotécnicos e álcool isopropílico: como usar? Entenda!

Shows pirotécnicos. Saiba como o isopropanol pode ajudar!

Os shows pirotécnicos vêm ganhando cada vez mais destaque em eventos de todos os portes e segmentos. Eles são uma forma popular de entretenimento que envolve o uso de fogos de artifício e outros dispositivos pirotécnicos para criar uma exibição visual e sonora impressionante. No entanto, para conseguir que o fogo seja controlado e seguro, existe uma substância que merece atenção. No artigo, a Premier Comercial falará sobre isso. Preparamos um texto sobre a relação do álcool isopropílico (isopropanol) com shows pirotécnicos. Leia e entenda!

Como fazer shows pirotécnicos com álcool isopropílico? 

O álcool isopropílico é altamente inflamável e pode ser perigoso quando manuseado de forma inadequada. As explosões ou efeitos pirotécnicos usando a substância devem ter muita atenção. Caso seja manuseado por pessoas sem o devido treinamento, pode resultar em ferimentos graves, incêndios ou até mesmo mortes.

Dessa forma, a equipe que realiza shows pirotécnicos deve seguir as seguintes diretrizes:

Cumprimento dos regulamentos locais

Em primeiro lugar é preciso verificar e seguir todas as regulamentações locais, estaduais e federais relacionadas a shows pirotécnicos. Isso inclui obter as autorizações necessárias das autoridades competentes. O mesmo vale para o local onde será realizado o show. Muitas casas de festas oferecem, por exemplo, fogos indoor, mas é preciso estudar a área e verificar se ela está livre longe de pessoas e outros elementos como mesas e objetos decorativos. Além disso, é preciso ter cuidado ainda com as leis. Desde 2013 há uma leia que proíbe shows pirotécnicos em locais fechados.

Nunca brinque com produtos químicos inflamáveis

Não tente criar explosões ou efeitos pirotécnicos improvisados usando produtos químicos, incluindo o álcool isopropílico. Isso pode ser extremamente perigoso. O ideal é fazer testes em um local apropriado e sem ninguém por perto.

Use equipamentos de segurança

O uso de equipamentos de segurança é essencial para quem trabalha com shows pirotécnicos. Primeiro porque garante a proteção pessoal dos profissionais envolvidos. E depois disso, tem a proteção ainda contra ruído que pode ultrapassar o limite indicado e respiratória, que protege contra a fumaça gerada após o show.

Mantenha a segurança em primeiro lugar

Se você estiver manuseando produtos químicos inflamáveis, como o álcool isopropílico, siga todas as precauções de segurança recomendadas, como manter-se afastado de fontes de ignição, usar equipamentos de proteção adequados e armazenar os produtos químicos de maneira segura. E caso perceba algum indício que pode causar danos ou acidentes, comunique a organização da festa e não realize o show. 

Shows pirotécnicos são uma forma de entretenimento espetacular, mas precisam ser realizados por profissionais qualificados e com os produtos corretos. O uso inadequado de produtos químicos inflamáveis ou tentativas de criar esses shows por conta própria podem ser perigoso e até ilegal.

Premier Comercial: sua fornecedora de álcool isopropílico (isopropanol)

Se você tem uma empresa que realiza shows pirotécnicos use os produtos da Premier Comercial. Vendemos álcool isopropílico (isopropanol) em duas concentrações: 70% e 99%. Ambos possuem evaporação rápida e garantem a segurança do seu evento.

Além disso, também trabalhamos com outras substâncias e produtos químicos como pasta térmica de silicone e percloreto de ferro a pronta-entrega.

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!