Sendo utilizada para diversas finalizadas na área tecnológica, a pasta térmica é um material condutor de calor. Um dos seus principais usos é no processador (CPU). No caso, ela é utilizada para melhorar a transferência de calor entre a peça e o dissipador de calor. Aplicada direto na superfície da CPU, a pasta preenche pequenos espaços de ar e melhorar a eficiência da dissipação de calor. Mas, com tanta informação técnica, esse ainda é um assunto que gera algumas dúvidas. Por isso, no artigo de hoje, a Premier Comercial te explica quais são os principais mitos e verdades sobre o uso da pasta térmica para processador. Leia o conteúdo, entenda e veja como usar!
VERDADE! A pasta térmica para processador age preenchendo os espaços microscópicos na superfície da CPU e do dissipador de calor. Isso proporciona uma interface mais eficaz para a transferência de calor. Ou seja, o calor gerado pelo processador pode ser transferido de maneira mais eficiente para o dissipador de calor, que, por sua vez, dissipa o calor para o ambiente.
MITO! Além de melhorar e muito o desempenho do equipamento eletrônico, a pasta térmica ajuda a manter a estabilidade do processador. Isso acontece por causa da dissipação de calor. Como o processo acontece de uma forma mais eficiente, acaba contribuindo para um desempenho mais estável dos componentes eletrônicos. Isso é ainda mais importante para dispositivos de alto desempenho, como computadores para jogos ou servidores.
VERDADE! Como o próprio nome já diz, a pasta térmica ajuda a melhorar a transferência de calor sem deixar a CPU superaquecer. E o ideal é sempre remover o material antigo com auxílio de um removedor específico ou álcool isopropílico (isopropanol) antes de fazer uma nova aplicação. Depois disso pode-se aplicar uma camada fina para garantir uma melhor dissipação de calor e ajudar a reduzir a temperatura interna do CPU.
MITO! Aplicar a pasta térmica para processador é bem simples. Basta colocar uma pequena quantidade, normalmente uma pequena gota no centro da CPU, e espalhar uniformemente. Para ficar ainda mais fácil, você pode usar uma espátula ou o próprio dissipador de calor. Mas tenha atenção com a quantidade indicada. Ela pode variar dependendo da marca e do tipo, por isso, é aconselhável verificar as instruções do fabricante.
VERDADE! Temos que pensar sempre que um dos motivos que mais causa danos aos componentes eletrônicos é justamente o superaquecimento. Dessa forma, quando você mantém as temperaturas em níveis adequados, a operação fica mais confiável e duradoura, aumentando a vida útil e reduzindo o estresse térmico sobre eles.
Usar pasta térmica para processador deve ser um hábito, principalmente se o local possui ventilação inadequada, caos haja sobrecarga na rede elétrica ou ainda, se houver o uso prolongado de aparelhos.
Agora que você já sabe mais sobre o uso da pasta térmica para processador, fale com a Premier Comercial. Além da pasta térmica de silicone, também fornecemos diversos produtos como percloreto de ferro a pronta-entrega e álcool isopropílico (isopropanol), que ajudam a cuidar dos seus componentes eletrônicos seja para uso profissional ou doméstico.
Entre em contato, conheça nossas soluções e melhore o desempenho do seu equipamento!
Veja como proteger a pintura do carro com álcool isopropílico para instalação de PPF
Veja todo o processo até o material ficar pronto. A Premier Comercial explica as etapas…
No artigo, a Premier Comercial explica qual é a importância da pasta térmica em console…
Saiba quando realizar a troca da pasta térmica para manter seu computador eficiente coo a…
Quer saber se consegue lidar com a pureza dos produtos químicos? Confira nesse artigo da…
Sendo um material inflamável, o armazenamento de álcool deve ser muito bem pensado. Confira como…